Custo da construção teve alta de 0,75% em setembro

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil calculado pelo Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná) foi reajustado em 0,75% no mês de setembro. A alta do CUB-PR reflete o aumento nos preços dos materiais da construção civil, que tiveram reajuste médio de 1,67%, impulsionados pela alta do dólar. O custo da mão-de-obra permaneceu inalterado. O índice de inflação, medido pelo IGP-M da Fundação Getúlio Vargas, ficou em 2,40% no mesmo período.

Com esse reajuste, o custo médio representativo da construção habitacional (padrão H8-2N, para imóveis em prédio de oito pavimentos, dois quartos e padrão normal de acabamento), computados apenas materiais e mão-de-obra, passou para R$ 607,82 o metro quadrado em setembro. No período de janeiro a setembro, o CUB-PR registra aumento acumulado de 7,70%, índice abaixo do IGP-M, de 10,54% em igual período. Nos últimos doze meses, o CUB-PR atinge 8,77%, percentual também inferior à inflação (IGP-M), que ficou em 13,32%.

Dólar

Os materiais – que representam 45% na composição do custo da construção – vêm tendo reajustes significativos neste ano, explica o presidente do Sinduscon-PR, Ramon Andres Doria. A alta do dólar provoca o aumento das “commodities”, como o aço, cimento e produtos que utilizam insumos importados – como o fio de cobre, materiais de eletricidade, produtos de PVC, alumínio, vidro e tintas.

Voltar ao topo