Curitiba pode ser vitrine do agronegócio

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, reforçou ontem, durante a visita ao Show Rural, em Cascavel, a intenção de transformar a capital paranaense em vitrine do agronegócio paranaense. Richa destacou que o projeto começa pelos municípios da Região Metropolitana e deve se estender a todas as demais regiões produtoras do Estado.

"A capital já se destaca como grande mercado consumidor dessa produção. Se abrirmos mais espaço para mostrar a qualidade dos nossos alimentos poderemos ampliar ainda mais esse potencial de consumo e facilitar as exportações", declarou Richa.

Esta é a terceira vez que Beto Richa visita o Show Rural. O prefeito destacou a evolução da feira e das tecnologias para melhorar a produção de alimentos no Paraná, principalmente aquelas de hortifrutigranjeiros direcionadas a pequenas propriedades rurais.

Ele disse que um dos objetivos da visita é justamente avaliar a aplicabilidade desses equipamentos nas propriedades rurais da Região Metropolitana de Curitiba.

Consumo

Levantamento feito pela Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba mostra que a capital representa 37% do mercado consumidor de alimentos produzidos no Paraná.

Segundo o secretário de Abastecimento de Curitiba, Antônio Leonel Poloni, que acompanhou o prefeito na visita ao Show Rural, o potencial de consumo dos produtos paranaenses pode ainda aumentar muito em Curitiba. "Para isso é preciso um grande trabalho de capacitação e de integração entre produtores."

Poloni lembra ainda que a difusão do agronegócio a partir de Curitiba não inclui apenas verduras e legumes, mas ainda alimentos industrializados, como carnes e embutidos, que no Paraná são produzidos com excelência de qualidade.

Atualmente, existem na cidade 43 feiras-livres que funcionam de terça-feira a domingo; oito feiras noturnas, de terça a sexta-feira; quatro feiras verdes, que vendem exclusivamente alimentos orgânicos e duas feiras gastronômicas, onde o consumidor encontra pratos e lanches típicos de diversas etnias.

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