Curitiba já tem um novo ponto de compras e lazer: o ParkShopping Barigüi

Foi inaugurado ontem, em Curitiba, o ParkShopping Barigüi, um empreendimento do Grupo Multiplan, Bozano Simonsen e J. Malucelli em Curitiba. O shopping está sendo considerado pelos empreendedores o mais moderno do Brasil, pois possui um conceito arquitetônico inovador, com soluções que valorizam a iluminação natural do empreendimento. A inauguração de ontem foi apenas para convidados, e o shopping abre para o público geral hoje, às 1 h.

O shopping conta com 11 lojas-âncoras, como a Renner, C&A, Ponto Frio, BabyDreams, Bergerson, Livrarias Curitiba e O Boticário, e algumas inéditas no cenário curitibano, como a Fnac, uma megalivraria francesa que deve ser inaugurada no primeiro trimestre do ano que vem, além da Centauro, FastShop, Hot Zone e PB Kids. A estrutura possui 200 lojas, estacionamento para 2.400 carros, sendo 1.400 vagas cobertas e gratuito nos dois primeiros anos. O ParkShopping tem 8 salas de cinema administradas pela Cinemark, que devem entrar em funcionamento no início do mês que vem. A praça de alimentação possui capacidade para 650 pessoas e 18 espaços comerciais. O público-alvo do shopping são os consumidores das classes A e B, mas os administradores querem atrair todas as classes.

A direção do ParkShopping está negociando com a prefeitura a construção de uma passarela ligando o shopping ao Parque Barigüi por cima da rodovia. Além disso, até o fim do primeiro semestre do ano que vem estará pronto um binário rodoviário de acesso à capital que desviará o tráfego da frente do Parque Barigüi.

Investimento pesado

O retorno dos empreendimentos deverá começar a acontecer no Natal de 2007, o quinto Natal do Shopping, e não no quarto, como geralmente acontece, devido à situação atual da economia. Os investimentos foram de R$ 220 milhões, sendo que R$ 160 milhões partiram dos empreendedores através do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – e os outros R$ 60 milhões vieram dos lojistas.

O shopping será administrado pela Renasce – Rede Nacional de Shoppings Centers – e é o 14´ empreendimento da administradora, que também atende o BarraShopping, no Rio de Janeiro, o MorumbiShopping, em São Paulo, e o BHShopping, em Minas Gerais. O superintendente do ParkShopping Barigui, Dennis Seixas, estima que as vendas anuais do ParkShopping chegarão a R$ 300 milhões, o que o colocará em quarto lugar em faturamento da rede da Renasce. Passada a fase de inauguração e a época de Natal, onde estima-se que 4 milhões de pessoas passarão pelo shopping. O fluxo esperado para 2004 é de um milhão de pessoas por mês.

Qualidade comprovada

O ParkShopping Barlgüi inaugura já com excelência de qualidade em serviços. A Renasce recebeu recentemente a certificação ISO 9001:2000. Ela é a primeira administradora de shoppings centers do Brasil a obter esse certificado, que garante a qualidade dos serviços prestados pela empresa e o reconhecimento nacional e internacional. Os outros oito shoppings administrados pela Renasce também estão em fase de certificação. A Renasce espera um crescimento de 5% no faturamento anual das lojas, que foi de R$ 210 milhões em 2003. A empresa está disputando ainda a concorrência de mais dois shoppings na região sul, um no Paraná e outro no Rio Grande do Sul, e o resultado deve sair até o final do ano.

Espaços disponíveis

Apenas 80% das locações estarão funcionando, o restante deve entrar em funcionamento no início de dezembro. Quatro lojas ainda não foram vendidas, entre elas está o espaço de cinco mil metros quadrados destinado inicialmente à academia paulista Companhia Athletica, que não fará mais parte do empreendimento. Segundo a superintendência do Shopping, a Companhia teria pedido dois anos para conseguir os R$ 6 milhões e iniciar as obras de instalações, tempo em que a área ficaria fechada, o que traria desvantagens para o shopping. A área foi especialmente preparada para abrigar a academia, inclusive com reforço na laje, por causa da piscina. A definição da nova operação a ser montada no local pode levar até seis meses.

Tecnologia privilegia o meio ambiente e gera economia

O empreendimento demorou 15 meses para ser construído, um a mais do que o previsto no início das obras. São 106 metros quadrados de área construída, sendo 44 mil metros quadrados de espaço comercial. As obras começaram em setembro de 2001. Neste período, foram gerados 3 mil empregos diretos e indiretos, além dos dois mil postos de trabalho de administração e das lojas. Os empreendedores investiram ainda R$ 2,3 milhões de reais em obras na região ao redor do shopping, exigidas pela prefeitura de Curitiba.

As obras envolveram a revitalização e recuperação do meio ambiente na área situada em torno do empreendimento, correspondente a quase 20 mil metros quadrados. As primeiras obras realizadas foram a recomposição total das matas ciliares numa faixa de 50 metros do rio Barigüi, o reflorestamento da área de várzea situada nos fundos do shopping e a implantação de um corredor de fauna nas laterais do empreendimento. Será implantado também um sistema inédito de Gestão de Resíduos, que vai administrar a separação correta de cada lixo produzido pelos lojistas.

Para reduzir custos com despesas operacionais, foi implantado um sistema de infra-estrutura, energia elétrica e ar condicionado totalmente informatizado. No caso específico do ar condicionado, um sistema de termo-acumulação, permite que seja utilizada a própria água congelada para refrigerar o empreendimento durante o dia, quando a energia elétrica é mais cara. Álém das obras ambientais, os empreendedores ampliaram a Rua Pedro Parigot de Souza, e investiram R$ 546 mil na relocação de 43 famílias que moravam na margem esquerda do Rio Barigüi.

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