Cresce faturamento da indústria do Paraná

O faturamento do setor industrial paranaense apresenta alta expressiva no acumulado do ano: 11,95% de crescimento até agosto, na comparação com igual período do ano passado. Contudo, a Fiep (Federação das Indústrias no Estado do Paraná) avalia que este resultado não se sustenta até o final de 2008.

“Projetávamos um aumento de 10% no faturamento industrial. Agora, esta estimativa está na casa dos 6%”, afirmou o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “Se estas projeções se confirmarem, será um ótimo resultado porque cresceremos sobre um patamar muito bom alcançado em 2007.”

Segundo ele, a crise financeira internacional ainda não está refletida no relatório de vendas da indústria paranaense de agosto. “Ainda não sofremos os reflexos da crise, mas este é um fator inescapável. Resta saber em quanto tempo e com que intensidade ele se refletirá no nosso desempenho”, afirmou Rocha Loures.

Na avaliação do coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, a crise pode não ter o mesmo impacto da de setembro de 2001. “Hoje a economia está muito mais aquecida e a resposta global foi mais imediata”, diz o economista.

Historicamente, o mês de agosto tem sido caracterizado por aumento na atividade industrial paranaense. A previsão da Fiep era de que agosto e setembro alavancassem o ano de 2008 como o melhor de toda a série histórica pesquisada, desde 1986.

A diminuição nas vendas afetou diretamente as exportações da indústria paranaense em agosto, que se reduziram em 8,48% em comparação ao mês anterior, embora continuem em alta no ano, com crescimento de 11,81%. O decréscimo nas vendas em agosto – de 8,13% na comparação com julho – foi registrado em 14 dos 18 gêneros industriais pesquisados.