Correria por certificação digital

A exigência da certificação digital na entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) provocou correria entre empresas tributadas pelo lucro real ou arbitrado. O prazo para entrega da DIPJ à Receita Federal terminou ontem às 20h. Quem não conseguiu fazer a certificação digital a tempo e, portanto, não entregou a declaração dentro do prazo, estará sujeito à multa de no mínimo R$ 500,00. Segundo balanço parcial da Receita Federal, cerca de 113 mil declarações foram entregues até as 14h de ontem, de um total esperado de 180 mil em todo o País.  

Na sede do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas no Paraná (Sescap-PR), em Curitiba, foi grande o movimento de empresas interessadas em fazer o cadastro da certificação digital. ?Todo mundo sabia que, a partir desse ano, seria obrigatório ter a certificação digital, mas a grande maioria deixou para a última hora?, comentou o presidente do Sescap-PR, Mário Berti. Segundo ele, um grupo de funcionários do sindicato chegou a trabalhar 20 horas na última quinta-feira. A estimativa é que a entidade tenha feito cerca de 1,2 mil certificações digitais este mês. O valor da certificação é de R$ 200,00, com validade de três anos.

O que é

Certificação digital é um atestado eletrônico que dá segurança entre a transmissão de dados e acessos exclusivos para o seu portador. É como se fosse um reconhecimento de firma eletrônico. ?É um cartão magnético, um importante sistema de segurança?, explicou Berti.

Num primeiro momento, a certificação digital passa a ser obrigatória para transmissão de dados para a Receita Federal, por exemplo, para as empresas que têm que entregar sua declaração de imposto de renda pessoa jurídica, tributada pelo lucro real. No entanto, já existe a possibilidade até de se emitir procurações e assinar escrituras públicas junto aos cartórios competentes, para os portadores de certificação eletrônica. A principal vantagem é poder ter acesso a uma gama enorme de informações, transmitir dados com segurança, receber informações seguras e participar de um processo irreversível que é dar credibilidade ao mundo tecnológico.

Voltar ao topo