Cooperativa multinacional pretende firmar parcerias com o Paraná

O secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti, recebeu os diretores da AVEB-Guaíra, empresa de origem holandesa que mantém uma unidade industrial de fécula de mandioca no município de Guaíra, ontem. Os empresários estavam interessados em conhecer programas do governo estadual para o setor. A empresa tem projetos de ampliar sua produção no Estado e para isso pretende firmar parcerias com o Estado e com produtores da região, para garantir aumento na produtividade de mandioca.

Pessuti revelou detalhes dos programas de governo destinados a aumentar o número de emprego e geração de renda no campo. De acordo com o secretário, o aumento da produção de mandioca no Paraná deverá ocorrer com a transformação de grandes pastagens em terras de produção agrícola na região Noroeste, onde o governo está programando a recuperação de áreas degradadas que serão destinadas à lavoura.

O secretário da Agricultura informou ainda aos empresários que o governo está concluindo o projeto de instalação de um centro tecnológico da mandioca em Paranavaí para dar suporte aos produtores paranaenses. A intenção é possibilitar um aumento de 20% ao ano da produção, para atender a demanda interna que vem crescendo com a utilização do produto na indústria da panificação. Os holandeses se mostraram satisfeitos com as perspectivas desse crescimento e com o apoio que o governo tem dado ao setor.

A AVEB é uma cooperativa multinacional, com 100 anos de existência, e considerada a maior produtora de fécula de mandioca na Europa e na Ásia. Há três anos se instalou em Guaíra para industrializar o produto e agora tem projeto para uma nova indústria na região Noroeste, onde se concentra hoje a maior área de plantio de mandioca no Estado.

Voltar ao topo