Convênio busca estimular produção agrícola sustentável em Foz do Iguaçu

Agricultores de toda a região de Foz do Iguaçu poderão ser beneficiados com convênios que serão firmados na tarde desta quinta-feira (12) entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Itaipu Binacional e a Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (Adeop).

Pelo convênio, que será assinado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o governo federal se compromete a converter sistemas de produção agropecuários familiares em processos sustentáveis, por meio da assistência técnica e extensão rural.

Segundo a assessoria de imprensa de Itaipu, esse acordo valerá até 31 de dezembro de 2009, podendo ser prorrogado por mais um ano. A parceria não envolve repasse de recursos financeiros.

O MDA será responsável por implementar programas de financiamento, assistência técnica e extensão rural, que assegurem as condições necessárias à execução dos projetos. Também caberá à pasta acompanhar e avaliar a execução, assim como preservar e compatibilizar os interesses dos agricultores.

A Itaipu deverá oferecer apoio institucional, estabelecer metas comuns, analisar e emitir parecer quanto ao atendimento, acompanhar e avaliar a execução, disponibilizar os meios de comunicação para a divulgação de informações e avaliar com periodicidade semestral os resultados e reflexos das ações dessa parceria.

O ministro Desenvolvimento Agrário permanece no Paraná até sexta-feira (13). Ele participa, junto com o governador Roberto Requião e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, de uma visita ao Show Rural, em Cascavel. Está prevista a entrega de 30 tratores, como parte dos programas, Trator Solidário, do governo estadual, e Trator Popular, do governo federal.

Também serão entregues aos agricultores 27 implementos, entre distribuidora de calcário, carreta agrícola e plantadeiras. Os tratores do programa federal e os implementos são financiados com recursos do programa Mais Alimentos, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do ano agrícola 2008/2009.