Consumo de energia cai com queda na produção

São Paulo (AE) – O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, disse ontem que a queda no consumo de energia elétrica da indústria no primeiro semestre é resultado do menor crescimento das empresas do setor no período. Nos seis primeiros meses deste ano, a indústria consumiu 4% mais energia que no primeiro semestre de 2004, um crescimento inferior ao registrado no primeiro semestre do ano passado na comparação com o mesmo período de 2003, quando o consumo teve alta de 5,6%. ?A indústria teve uma redução de crescimento e isso se reflete, é claro, no consumo de energia?, afirmou.

Ao comentar a queda no consumo de energia pelo setor industrial, Tolmasquim destacou que, por outro lado, o consumo da classe residencial cresceu 5,1% no primeiro semestre de 2005 na comparação com o mesmo período de 2004. Nos seis primeiros meses do ano passado, o consumo havia crescido 1,9% em relação ao mesmo período de 2003. Segundo ele, o aumento das vendas de aparelhos eletrodomésticos a partir do primeiro trimestre de 2004 foi a principal causa deste resultado.

?Este aumento de vendas de eletrodomésticos, ao que tudo indica, é devido ao aumento da massa salarial e do crédito consignado?, disse, lembrando também que as temperaturas mais altas colaboraram para o aumento das vendas de eletrodomésticos. Ele afirmou ainda que, se somado o consumo das classes residencial, industrial e outras, houve aumento no consumo de energia no País.

Voltar ao topo