Compras de Páscoa movimentaram o comércio

Seja por falta de tempo ou pelo velho costume brasileiro de deixar tudo para a última hora, muitas pessoas foram comprar o chocolate de Páscoa ontem, em Curitiba. As lojas especializadas no produto ficaram lotadas durante todo o dia. Mas mesmo assim os comerciantes afirmaram que as vendas este ano foram muito ?fracas?, se comparar com o ano passado.

Floraci Mueller, que vende chocolates na Feira da Páscoa da Praça Osório, disse que o movimento este ano caiu pelo menos 10%, se comparado com a Páscoa do ano passado. Na opinião da comerciante, este ano o feriado santo ficou muito próximo dos outros, como do Carnaval, por exemplo, o que deixou muita gente sem dinheiro em março. Para a artesã Claudete Rey, que vende produtos de artesanato alusivos à Páscoa, as vendas caíram pela metade este ano. ?Já cheguei a vender cerca de R$ 2 mil em 20 dias. Mas este ano não cheguei nem a R$ 1 mil?, conta.

Marcelo Mozer, proprietário da Tocabom Morangos e Chocolates, disse que vendeu bem este ano, mas ontem, segundo ele, o movimento não estava tão bom quanto na quinta-feira da Semana Santa. ?Hoje (ontem) tem muita gente procurando, mas poucos comprando?, disse. Já os consumidores estavam animados com o sábado de sol e a caminhada no centro da cidade. ?Estamos passeando e aproveitando para comprar o que faltou, já que durante a semana trabalhamos e não dá tempo?, disse uma jovem que preferiu não se identificar, que estava com outras três amigas.

Nas lojas especializadas em chocolate o movimento era grande desde a última quinta-feira. As lojas Americanas, por exemplo, registravam filas quilométricas, tanto nos shoppings como no centro da cidade. Na Kopenhagen os consumidores também tiveram que ter paciência, pois as filas saíam para fora da loja, tanto na Rua 15 de Novembro, como nos shoppings. Na Cacau Show, também em Curitiba, o movimento já começou desde as 9 horas de ontem, quando a loja abriu as portas. Situação semelhante pôde ser vista nos supermercados da capital durante todo o Sábado.

A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) previu um aumento de 12% nas vendas para a Páscoa este ano. E se depender dos curitibanos, o consumo de chocolate vai ser grande: segundo pesquisa divulgada pelo Ibope na última semana, os curitibanos e os brasilienses são os principais consumidores de chocolate no país. Segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados na capital paranaense afirmaram consumir habitualmente o doce, contra 70% dos moradores de Brasília. Fortaleza é a capital onde as pessoas menos se interessam pelo produto (63%). O consumo per capita também é grande na região Sul (R$ 28,58). No Sudeste, o consumo chegou a R$ 28,26.

A pesquisa apontou ainda que, desde 1999, houve aumento no número de pessoas que consomem chocolate. Na época, 57% do brasileiros faziam isso regularmente. Hoje, são 67%. Entre as preferências, o brasileiro prefere o tablete puro (82%) e os bombons (72%). Já as barras recheadas ficaram em terceiro lugar (58%). As mulheres são as que mais consomem chocolate: 55,96% delas, contra 44% dos homens. A pesquisa do Ibope foi realizada em nove regiões metropolitanas brasileiras entre 10 de julho de 2006 e 1.º de julho de 2007. 

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