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Compradores de imóveis da Viver reclamam de atrasos e qualidade

A notícia, veiculada na semana passada, de que a incorporadora de imóveis Inpar, que agora atende por Viver, entregaria em duas semanas os 230 apartamentos do Residencial Viver Bosque São José dos Pinhais, chamou a atenção dos primeiros clientes da empresa no Paraná. Os futuros moradores do empreendimento localizado na Região Metropolitana de Curitiba denunciaram que a entrega está atrasada em um ano, contrariando a afirmação dos diretores da incorporadora de que a entrega estava em conformidade com o prazo. Outra reclamação comum foi que a qualidade da obra era inferior ao padrão seguido pela Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) com erros grosseiros, como a colocação de um quadro de luz na parede da sala.

Segundo o analista desenvolvedor Maicon Cesar Vaz, que comprou um apartamento no residencial no final de 2009, o contrato determinava que a obra estaria pronta em março de 2010, podendo ultrapassar em até 180 dias o prazo. “Fiquei feliz na hora, pois meu casamento estava marcado para setembro, prazo limite para a entrega do imóvel, porém casei e estou sem casa até agora”, lamenta. Ele acredita que pelo estágio da obra, seu apartamento não estará no grupo dos primeiro 230 a serem entregues ainda em abril. “Não foi asfaltada a rua em torno do meu bloco, creio que terei que amargar mais tempo de espera”, avalia.

Além do prazo, Vaz questiona a qualidade do empreendimento. “Quando comprei, o projeto parecia muito bacana, com uma boa distância entre os blocos e um conceito de design diferenciado. O que vejo na prática é algo mal acabado. A tubulação, por exemplo, não está embutida, fica exposta no banheiro e, no restante, é encoberta por um tipo de lata”, reclama. Na rede de relacionamento Orkut é possível encontrar uma comunidade com um série de relatos com o mesmo tipo de reclamação.

Reprodução da internet
Compradores insatisfeitos criaram até uma comunidade para postar reclamações no Orkut.

 

A diretora de marketing da Viver/Inpar, Marusia Gomez, explicou que as unidades serão entregues por fases e que a incorporadora está tratando caso a caso cada reclamação registrada. “Sempre vai haver reclamações, além disso, há um colapso na construção civil no que envolve a mão de obra disponível. Isso deve ter interferido na entrega, mas não tenho certeza”, declarou. Quanto aos questionamentos sobre a qualidade do condomínio, a diretora disse que está em conformidade com as exigências da Caixa Econômica Federal. “A obra está a contento da Caixa”, alegou.

A assessoria da Caixa, porém, explicou que embora os financiamentos para a compra das unidades do residencial Viver Bosque São José dos Pinhais se enquadrem no programa “Minha Casa, Minha Vida”, o banco não monitora nem tem nenhuma responsabilidade sobre a obra.

Em nota, a Viver afirmou que o empreendimento cumpre as diretrizes técnicas do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat), vinculado ao Ministério das Cidades. Ainda no comunicado, a Viver declara que todos os materiais utilizados seguem rigorosamente as especificações descritas no memorial descritivo de venda e são materiais certificados pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). No que se refere à entrega do empreendimento, a empresa assegura que possui o Habite-se da primeira fase emitido pela prefeitura e está em processo de vistorias e entrega de 192 unidades e, não 230, como havia anunciado na semana passada.

A Viver também informa que atende os clientes pelo telefone (41) 4003-2144, de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h (exceto feriados).