Compra de bovinos do Paraguai foi autorizada em janeiro

A compra de animais vivos e de carne bovina do Paraguai foi autorizada pelo Ministério da Agricultura em 4 de janeiro de 2002. As fronteiras do País com o Paraguai estavam fechadas desde o dia 8 de agosto de 2000. ?Na ocasião, o governo brasileiro proibiu as importações de animais vivos e de carne bovina do Paraguai devido à suspeita de foco de aftosa no rebanho paraguaio?, explica o gerente de defesa sanitária do Iagro do Estado, Osvaldo Pereira Dias. O Iagro é a agência estadual de defesa sanitária animal e vegetal.

Ele explica que, em 2000, o foco suspeito estava na província paraguaia de Canindeyu, no município de Corpus Christi. Hoje, o governo voltou a fechar as fronteiras com o Paraguai, devido à suspeita de outro foco no mesmo município. ?Essa não é a primeira vez que as fronteiras brasileiras são fechadas para a carne bovina ou para animais vivos do Paraguai?  confirma o analista da FNP Consultoria, José Vicente Ferraz. ?Se as fronteiras ficam fechadas por muito tempo, os paraguaios alegam que o Brasil está sendo protecionista?, completa.

O gerente do Iagro lembra que o Paraguai tem status de área livre de febre aftosa com vacinação, de acordo com classificação da Organização Internacional de Epizootias (OIE). Ele lembra que até 1997, o Paraguai era considerado como área livre da doença sem vacinação. ?Em julho de 1999, novas suspeitas de foco fizeram a OIE reavaliar o status sanitário do Paraguai, que passou a ser área livre com vacinação?, completa Dias.

Voltar ao topo