Comércio espera que Dia dos Pais movimente as vendas

Como já é de praxe, a maioria dos filhos deve deixar para comprar o presente na última hora, e a expectativa é que as lojas estejam lotadas hoje, véspera do Dia dos Pais. Para a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), a previsão é que as vendas cresçam 6% sobre o mesmo período do ano passado, em Curitiba e Região Metropolitana. Para o interior, a expectativa é um pouco menor: cerca de 4%.

?Em Curitiba e região, há uma mídia mais pesada, com divulgações, campanhas publicitárias que envolvem mais o consumidor?, explicou o assessor econômico da Fecomércio-PR, Vamberto Santana. Segundo ele, as vendas poderiam até ser maiores, caso não fosse o Dia das Mães, em maio. ?Em maio, muitos assumiram dívidas com o Dia das Mães, compraram em três ou quatro parcelas. A não-liquidação dessas dívidas está deixando o comércio com um ?pé atrás? para o Dia dos Pais?, comentou.

O valor médio do presente, acredita, deve girar entre R$ 50,00 e R$ 150,00, e o parcelamento deve ser a forma preferida mais uma vez. ?O inverno pesado em julho levou as pessoas às compras, deslocando parte da renda para essas despesas. Conclusão: sobrou menos para o presente dos pais.? Entre os itens que devem registrar maiores vendas estão os do vestuário – camisas, cintos, pijamas, paletós -, além de CDs, DVDs e livros. ?Na população de faixa de renda menor, a opção deve ser o churrasco com a família no domingo. Portanto, supermercados e açougues devem registrar boas vendas de carnes e derivados em geral?, comentou.

Já a Associação Comercial do Paraná (ACP) estima que as vendas devam crescer entre 4% e 4,5% sobre o Dia dos Pais do ano passado. ?Alguns lojistas que vendem artigos pesados de inverno apostam que o aumento nas vendas possa chegar a 5%?, comentou o vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro.

Shoppings

Na maioria dos shoppings de Curitiba, a promoção do Dia dos Pais está casada com a queima de estoque dos artigos de inverno. É o caso do Shopping Cidade, que aposta no crescimento de 25% no fluxo de pessoas e de 13% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. ?Essa é uma época tradicional de compras, quando as pessoas vão aos shoppings em busca de promoções. Em 2006 já tivemos um ótimo desempenho, até porque estamos nos posicionando como um shopping de compras?, destacou o superintendente Willian Furtado.

Em outro shopping da cidade, o Mueller, a expectativa é que as vendas cresçam 15%, por conta sobretudo da liquidação de inverno, cujos descontos podem chegar a até 60% em algumas lojas. No Polloshop, a expectativa é crescer também 15%. ?É um índice excelente, principalmente se considerarmos que no ano passado só conseguimos manter o mesmo nível de vendas do ano anterior. A economia em 2007 está bem melhor?, apontou o diretor de marketing, Ivo Petris. O Shopping Crystal Plaza também está apostando na liquidação de inverno para alavancar as vendas no Dia dos Pais. A expectativa é que as vendas cresçam 12%.

Os super e hipermercados também estão otimistas. Nos hipermercados BIG, a expectativa é que o setor de eletroeletrônico registre o maior crescimento nas vendas (30%), seguido por higiene e beleza (15%) e vestuário (10%). A rede paranaense O Boticário prevê crescimento de 18% nas vendas.

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