Com pátios lotados, Fiat prorroga férias coletivas

São Paulo – Depois de suspender a produção na sexta-feira e ontem, a Fiat anunciou mais dez dias de férias coletivas para parte dos trabalhadores da fábrica de Betim (MG). Um grupo de mil funcionários, de um total de 8 mil, vai ficar em casa a partir do dia 21. A montadora, que está com os pátios lotados, a exemplo das demais empresas do setor, já havia concedido férias de dez dias a outro grupo de empregados no mês passado.

Contabilizando a parada de dois dias, que envolveu toda a fábrica, e o novo período de férias, a Fiat, que vem ocupando a liderança nas vendas de automóveis e comerciais leves, vai deixar de produzir cerca de 6,4 mil veículos neste mês. O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ricardo Carvalho, já havia alertado na semana passada sobre a necessidade de novas paralisações.

No dia 21, a Ford também vai dispensar os funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) por dez dias, na segunda paralisação em menos de dois meses. A GM dispensou os trabalhadores de São Caetano do Sul por duas semanas e os de Gravataí (RS) por dez dias. Na Peugeot Citroën, os metalúrgicos estão trabalhando quatro dias por semana.

As vendas de veículos caíram 8,2% no primeiro semestre, na comparação com igual período do ano passado. Os estoques das fábricas e lojas somam mais de 160 mil veículos, equivalentes a 49 dias de vendas. Apesar desse quadro de crise, as montadoras estão promovendo reajustes de preços. Hoje, a Ford anunciou aumento médio de 1,5% para os modelos da marca. Na semana passada, Volkswagen, Fiat e General Motors já haviam reajustado suas tabelas em até 2%.

Voltar ao topo