CNI: atividade da indústria cai para 82,4% em março

Após forte crescimento em fevereiro, o nível de atividade na indústria brasileira caiu em março, de acordo com os Indicadores Industriais divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria(CNI). A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) recuou de 83,4%, em fevereiro para 82,4% em março. Segundo a CNI, na média do primeiro trimestre do ano, a UCI também ficou um ponto porcentual abaixo do trimestre anterior.

O faturamento real da indústria em março caiu 5,2% em relação a fevereiro, de acordo com dados dessazonalizados. Segundo a entidade, o resultado pode ser explicado pela ocorrência do carnaval em março, neste ano. Ainda assim, o faturamento no mês ficou 1,7% acima do registrado em março do ano passado. No acumulado de 2011, as vendas da indústria cresceram 7,5% em relação ao primeiro trimestre de 2010.

Após dois meses de alta, as horas trabalhadas caíram 2,4%, em março ante fevereiro deste ano. Em relação a março de 2010 também houve queda, de 0,5%. No primeiro trimestre do ano, as horas trabalhadas na indústria cresceram apenas 0,4%, na comparação com os três últimos meses do ano passado.

Já o emprego interrompeu a sequência de quatro meses de aumento e se manteve relativamente estável, com o recuo de 0,1% em março, ante fevereiro. Na comparação anual, o indicador registra aumento de 3% em relação a março do ano passado. No acumulado do ano, o mercado de trabalho na indústria aumentou 4% em relação ao mesmo período de 2010.

A massa salarial real aumentou 8,1% em relação a março de 2010. Em relação a fevereiro (dados originais sem dessazonalização) o indicador aumentou 3,7%. Já o rendimento médio real dos trabalhadores teve aumento de 5% ante março do ano passado.

Voltar ao topo