Chile: projeto aumenta impostos a empresas em 20%

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesta quinta-feira o plano de reforma tributária do governo, que visa aumentar os impostos a empresas em 20%.

O projeto de lei novo imposto, que elevará as receitas do governo de US$ 700 milhões para US$ 1 bilhão por ano, tem como objetivo financiar as reformas educacionais – incluindo mais bolsas de estudo e taxas de juros menores em empréstimos financiados pelo governo aos estudantes.

O projeto, anunciado por Piñera em rede nacional de televisão, será enviado para o Congresso na segunda-feira. Com a proposta de reforma educacional, o governo espera apaziguar os estudantes, que no ano passado tomaram as ruas para protestar por uma educação mais barata e de melhor qualidade.

O projeto de reforma tributária do Executivo chileno também inclui mecanismos de estabilização de preços de combustíveis, que são muito altos no país. Como o Chile importa 98% dos combustíveis que consome, os preços locais estão sujeitos às variações do preço internacional do petróleo. As informações são da Dow Jones. (Roberto Carlos dos Santos)