Cesp terá subsidiária para apoiar projetos SP

A Cesp, empresa de geração de energia controlada pelo governo de São Paulo, criará uma subsidiária a partir da qual participará de sociedades de propósito específico (SPE), informou, nesta segunda-feira, 9, o secretário de Energia de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles. A criação da subsidiária depende da elaboração de um projeto de lei que o governador Geraldo Alckmin deve encaminhar para a Assembleia Legislativa de São Paulo.

“A subsidiária poderá, de alguma forma, ajudar temporariamente no andamento de projetos e tornar-se um indutor do processo. Poderíamos ajudar, no sistema de geração, o setor privado a agilizar os projetos. Também podemos ajudar a destravar projetos de linhas de transmissão de forma a interligar as fontes geradoras até as subestações”, explicou Meirelles.

O governo de São Paulo já detectou que um dos problemas do setor sucroalcooleiro do Estado é justamente a interligação das unidades geradoras e as linhas de transmissão existentes e as subestações. Para driblar tal entrave, a própria CPFL, distribuidora de energia que atende diferentes regiões do Estado, já chegou a participar de leilões de transmissão para viabilizar o investimento de outras empresas.

Meirelles também afirmou que a subsidiária da Cesp poderia participar, caso fosse necessário, de um projeto de aumento de oferta de gás natural em território paulista. O governo estadual conversa com empresas como Cosan, Comgás e Shell a respeito da construção de um gasoduto que traria gás natural da costa paulista até a rede de distribuição da Comgás. A participação da subsidiária da Cesp em uma SPE poderia ser provisória, ponderou Meirelles.

Voltar ao topo