Cerca de cinco mil pessoas já mudaram de operadora

Até as 15h de ontem, quase 500 usuários de serviços de telefonia móvel e fixa no Brasil já se beneficiam da primeira mudança de operadora e permaneceram com o mesmo número de telefone.

A informação é de José Moreira, presidente executivo da ABR Telecom, a Entidade Administradora da portabilidade no Brasil. Esses usuários haviam solicitado a portabilidade numérica na segunda-feira (1.º/9), explica.

O balanço da semana mostra que 4.575 usuários manifestaram desejo de mudar de operadora e permanecer com o número, desde o começo do serviço que beneficia, inicialmente, oito regiões do país e deverá se estender a todo o território nacional até março de 2009, gradativamente.

Paraná

Para orientar os usuários, o Procon-PR divulga o calendário e informações importantes da portabilidade para o Paraná, lembrando que a mudança de operadora poderá ser realizada quantas vezes o usuário solicitar. A fiscalização da implementação da portabilidade está sendo realizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Assim, desde o dia primeiro a mudança vale para o DDD 43; de 10 a 16 de novembro, DDD 44; de 12 a 18 de janeiro de 2009, DDD 41; de 19 a 25 de janeiro, DDD 42; de 2 a 8 de fevereiro, DDD 45 e de 2 a 8 de fevereiro de 2009, DDD 46.

Também é possível mudar de operadora sem, no entanto, mudar de endereço ou ainda mudar de endereço e de operadora, na mesma área local e também mudar de plano de serviço sem mudar de operadora.

Móvel

No caso da telefonia móvel, os clientes podem mudar de operadora dentro da mesma área de registro (DDD) e mudar de plano de serviço. O Procon esclarece que, tanto na telefonia fixa quanto na móvel, a mudança poderá ser realizada quantas vezes o cliente desejar, mas ficará a critério das operadoras cobrar ou não a taxa de portabilidade.

Uma orientação importante ao usuário é que ele veja se no seu plano atual há uma cláusula de fidelidade e, em caso positivo, verifique a sua vigência, pois ao solicitar a mudança poderá ter uma surpresa ao arcar com uma multa, às vezes elevada, por descumprimento de contrato.