MIL EMPREGOS

Caterpillar começa a produção no Paraná em setembro

O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (10) o presidente da indústria de máquinas e equipamentos Caterpillar do Brasil, Luiz Carlos Calil. Na visita, o executivo anunciou ao governador os planos da empresa, que está instalando uma unidade em Campo Largo. O investimento nos primeiros dois anos será de R$ 175 milhões e vai gerar mil empregos diretos. Inicialmente serão produzidas máquinas retroescavadeiras e, a partir de 2012, também carregadeiras de rodas.

“A Caterpillar cresceu muito no Brasil. Temos oportunidade de crescer ainda mais e queríamos ter uma empresa com marca mais globalizada. Por isso procuramos um estado com condições robustas e sólidas de estrutura para dar suporte a esse projeto estratégico de expansão, o que aconteceu no Paraná”, informou Luiz Calil. “Agora, conhecendo o governador, verificamos que é o lugar certo. Ele é bastante aberto, empreendedor, tem uma visão de negócios fantástica, tem conhecimento e disse que o Estado será parceiro de iniciativas como a nossa”, afirmou o executivo.

Para ele, a instalação no Paraná proporcionará uma expansão mais rápida, que será necessária estrategicamente, em função do crescimento que o País deverá ter, por conta dos investimentos em infraestrutura.

A Caterpillar fez contatos para parcerias com o Instituto Federal do Paraná, Senai e prefeitura de Campo Largo, para dar um início a um processo de capacitação profissional. A empresa está reformando e ampliando as instalações que foram ocupadas pela Chrysler, e recentemente pela TMT Motoco, e abrirá um processo seletivo nas próximas semanas (informações em www.trabalheconosco.cat.com). Os primeiros 60 empregados serão contratados nos próximos dois meses. Em setembro devem sair da nova fábrica as primeiras retroescavadeiras. Até outubro a unidade terá 300 empregados.

A empresa tem matriz nos Estados Unidos e 200 unidades espalhadas pelo mundo. No Brasil mantém uma unidade em Piracicaba (SP), onde emprega 5.700 trabalhadores. É a unidade com maior volume de produção da empresa no mundo atualmente.