Carro zero já subiu este ano mais que 2003

Os preços dos carros novos acumulam uma alta de 5,4% no primeiro bimestre de 2004. Este aumento é maior que os 5,3% repassados em todo o ano de 2003, segundo levantamento da Agência AutoInforme. Ou seja, em dois meses de 2004 os preços subiram mais do que no ano passado inteiro. Só em fevereiro, o aumento foi de 1,3%. Os reajustes do primeiro bimestre devem continuar em trajetória de crescimento.

Neste começo de mês, as montadoras repassaram um aumento médio de 3,5% para as tabelas de preços, referente ao fim da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e outros custos de produção.

No ano passado, as montadoras reajustaram os preços até agosto, quando entrou em vigor o acordo do IPI menor, que reduziu em três pontos a alíquota do imposto. O acordo – que deveria inicialmente ser extinto em novembro – foi prorrogado até fevereiro.

Na primeira fase do acordo – de agosto a novembro -, as montadoras se comprometeram a segurar os aumentos de preços.

Para prorrogar o acordo, o setor prometeu congelar os preços até 31 de dezembro passado. Com isto, as montadoras ficaram livres para aplicar aumentos de preços a partir de janeiro deste ano.

Voltar ao topo