Cais do Porto de Paranaguá será ampliado em 30%

O Porto de Paranaguá vai ter seu cais ampliado em 30%. As obras, que serão iniciadas ainda este ano, incluem a construção de mais 820 metros de atracadouro no sentido oeste do terminal. Com esse aumento, a extensão do cais subirá dos atuais 2.600 metros para 3.420 metros. Já o número de berços, locais para a atracação dos navios será ampliado de 15 para 18.

O processo de licitação das obras está sendo conduzido pelo Ministério dos Transportes, que prevê, ainda, serviços de aprofundamento da bacia de evolução dos navios, dos canais da Galheta (de acesso ao Porto de Paranaguá) e do de chegada ao Porto de Antonina. Ao todo, o investimento previsto é de R$ 190 milhões. Cinco empresas se habilitaram a realizar as obras e aguardam para os próximos dias o resultado da concorrência.

R$ 1 bilhão – Dos três novos berços que serão criados com a ampliação do cais, um deles servirá para o atracação de navios de passageiros. Os demais berços estarão capacitados a movimentar principalmente carga, em especial soja e milho. O Porto de Paranaguá é o maior exportador de grãos do país. Graças ao processo de privatização, os investimentos públicos e privados no porto já chegam perto de R$ 1 bilhão nos últimos oito anos.

Só no ano passado, o Porto de Paranaguá exportou 27,7 milhões de toneladas de mercadorias, atingindo um novo recorde histórico. Além disso, se tornou também um importante terminal de exportação e importação de veículos e de produtos industrializados, embarcados via contêineres. O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), recém-inaugurado, investiu R$ 128 milhões em obras e equipamentos numa primeira fase para atender a mudança de perfil de porto.
O porto também se tornou recentemente o primeiro do país a realizar contratos futuros de soja através da Bolsa de Mercadorias e Futuros. O contrato foi realizado com a Companhia Brasileira Logística, um dos terminais privados que operam no porto.

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