BRDE financia lona para circo paranaense

Amanhã, às 15h, na sede do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), na Av. João Gualberto, 570, em Curitiba, será assinado o primeiro contrato do banco com um circo. Trata-se da primeira operação do gênero, nos 43 anos de existência da instituição. Na ocasião, a diretora do Circo Zanchettini, Edilamar Zanchettini, recebe a primeira parcela do financiamento para a compra da lona. A segunda parcela será entregue no próximo ano.

"Esta é a operação que me deu mais prazer de realizar nesse 20 anos de banco", relata um dos membros da comissão de análise do BRDE, em Curitiba, referindo-se ao financiamento para compra de uma nova lona para o Circo Zanchettini. "Enquanto se processavam as negociações com o BNDES, percebemos que este é um projeto altamente social, e que o banco estava cumprindo à risca a sua vocação desenvolvimentista", completa o técnico.

Enquadrada na linha BNDES automático, a operação já contratada é de R$ 150.000,00 (o valor total é de R$ 215.000,00). "A lona do circo para o grupo de artistas ambulantes, é o mesmo que um barracão para instalação de uma microempresa" completa a equipe. Segundo o diretor de operações e vice-presidente do banco, Carlos Marés, "trata-se de uma típica empresa urbana familiar, correspondendo, portanto, à agricultura familiar, cujo espírito cooperativo lembra muito os casos de economia solidária, em que os recursos são destinados a empreendimentos de grande alcance para manutenção de atividade produtiva". O diretor conclui: "O circo dá emprego para várias pessoas, ao mesmo tempo que representa uma tradição cultural importante no Brasil".

Memória circense

Fundado em 1964, como Circo Teatro Gávea, no Estado do Paraná, hoje, Circo Zanchettini, para conservar o nome da família, esta empresa tem sob contrato, cerca de 48 profissionais entre artistas e técnicos. Percorrendo cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, bem como os países vizinhos (Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia) o Zanchettini apresenta espetáculos de duas horas de duração com números de trapézio, salto acrobático, malabares, palhaços, cães amestrados, globo da morte, e outras atrações circenses.

Voltar ao topo