Brasil retoma negociação sobre venda de lavadoras

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse ontem que as negociações entre brasileiros e argentinos sobre a venda de lavadoras de roupa para o país vizinho será retomada. Segundo ele, “houve um impasse momentâneo”, mas “as negociações serão retomadas num formato diferente”.

“O tema de máquinas de lavar roupa não está esgotado. Houve um intervalo, um impasse momentâneo. Haverá retomada das negociações, talvez numa formatação diferente”, disse Furlan ontem, em São Paulo. Segundo ele, empresários e técnicos dos governos do Brasil e Argentina conseguiram “resolver alguns elementos do contencioso, como como fogões e geladeiras”.

Antes disso, Furlan chegou a brincar com o resultado das negociações sobre a venda de produtos de linhas branca para a Argentina. “A negociação se dá de forma emblemática. A lavagem de roupa suja demora mais para ser resolvida. Já o quente (fogão) e o frio (geladeira) foram solucionados logo.”

Segundo o ministro, a negociação deverá ser transitória: não será estipulado um volume de vendas antes do monitoramento do comércio entre os dois países. “Em vez de estabelecer restrições voluntárias por um longo período de tempo, fazer um exercício de dois meses e fazer um monitoramento do comércio e a partir daí ter uma avaliação mais concreta.”

Televisores

Na Argentina, entrou em vigor a elevação da alíquota de importação para 21,5% para os televisores fabricados na Zona Franca de Manaus (AM). A medida deverá ser aplicada pelo período de 200 dias.

Nesse período, a Argentina dará início à investigação de salvaguarda contra as importações da Zona Franca de Manaus, ou seja, verificará se as importações provenientes dessa região tiveram uma evolução capaz de produzir danos graves à indústria local.

Voltar ao topo