Branco, pra quem procura paz, é a cor do ano novo

Branco é para quem quer paz e muita calma. Amarelo atrai dinheiro. O rosa e o vermelho são bons para quem procura amor e paixão. Quem tem saúde como foco vai usar azul. Já o verde traz harmonia. Superstição ou não, cores ligadas aos desejos para o próximo ano fazem sucesso no Réveillon. E o comércio aproveita o momento para lucrar. Seja no centro da cidade, nos shoppings centers ou nas lojas de bairro, as vitrines de Curitiba denunciam que em 2008 as pessoas estão interessadas em paz e dinheiro. O tradicional branco e o amarelo foram as peças mais vendidas para a passagem do ano.

?A procura aumentou bastante, principalmente de peças brancas. Mas muita gente procurou o amarelo. O vermelho foi mais no Natal?, contou a gerente de uma loja na Rua XV de Novembro, Rosélia Silva. Segundo ela, desde o Natal a venda de peças destas cores aumentou cerca de 10%. ?A venda só não foi maior porque a maioria das nossas roupas é colorida?, afirmou.

Algumas lojas, como a em que trabalha a vendedora Rosemeri Conezzo, investiram no Réveil-lon e aumentaram ainda mais os lucros. A estratégia é usada principalmente porque se trata do branco, que em épocas normais é menos vendido que outras cores. ?As vendas de peças brancas aumentou cerca de 40% desde o Natal. É que no cotidiano as pessoas não procuram muito peças brancas porque é uma cor muito básica, até usada em uniformes?, contou.

Apesar de alguns lojistas comemorarem o aumento nas vendas, a superintendente de uma loja também no centro da cidade, Elizabete Mazza, contou que o movimento este ano ficou abaixo das expectativas. ?Nem no Natal aumentou como esperávamos. Vendeu mais que em alguns outros meses, mas menos que no final do ano passado. Este ano, no mês de maio e de setembro, as vendas foram melhores?, afirmou.

Lingerie

A tradição das cores não limita-se a blusas, calças, saias e vestidos. Entre as mulheres há a superstição de que é preciso usar a lingerie certa para obter os desejos para o próximo ano. E as lojas do ramo comemoram. ?Aumentamos as vendas de calcinhas brancas e amarelas. Mas algumas pessoas procuraram vermelho e rosa também?, contou a gerente de uma loja de roupas íntimas no Batel, Rosângela Depieri. E para ajudar nas vendas, a loja colocou calcinhas da sorte, específicas para a passagem do ano, a preços baixos.

Voltar ao topo