Bovespa bate novo recorde histórico no fechamento

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) zerou as perdas da semana passada e superou a pontuação máxima obtida para este ano, aos 25.563 pontos, em alta de 1,34% e giro de R$ 1,398 bilhão.

As ações do setor elétrico puxaram a recuperação da Bolsa e registraram algumas das maiores altas do dia, com destaque para Eletrobras ON (+3,89%), Cesp PN (+2,73%) e Tractebel ON (+7,87%). Segundo analistas, o mercado devolveu as perdas dos papéis justamente mais prejudicados após o megaleilão de energia.

O setor siderúrgico também foi responsável por alguns dos maiores picos do pregão, a reboque da perspectiva de forte demanda chinesa para 2005, o que deve manter o atual ciclo de alta dos preços internacionais do aço.

A ação preferencial da CST subiu 3,49% enquanto a ordinária da CSN avançou 1,53%. Usiminas PNA, a quarta ação mais negociada do pregão (R$ 51,53 milhões) teve ganhos de 2,60%.

A reunião do Federal Reserve (banco central dos EUA) teve resultado neutro para o mercado, dado o resultado dentro do esperado – o ajuste de 0,25 ponto percentual da taxa dos Fed Funds.

O resultado antecede a reunião do brasileiro Copom (Comitê de Política Monetária) e fornece mais argumentos para a expectativa de um ajuste de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros do Brasil.

Voltar ao topo