Bom Negócio ajuda a criar empregos

Desde que foi implantado, em abril de 2005, o programa Bom Negócio capacitou 1.703 empreendedores, e ajudou a criar 500 empregos na cidade em 2006. Coordenado pela Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.), o programa capacita pessoas para a gestão de negócios e tem como objetivo principal a promoção do desenvolvimento econômico local, gerando emprego e renda nos bairros.

Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Curitiba S.A., diz que mais importante do que ensinar os empreendedores a administrar, o Bom Negócio é um programa estratégico que apóia principalmente os microempreendedores, sejam eles formais ou não. ?Trabalhamos para incentivar a organização das pessoas, orientando para que elas troquem serviços e ajudem seu bairro a crescer?, comenta.

As mulheres são maioria entre os empreendedores capacitados pelo Bom Negócio. Das 1.703 pessoas que participaram do programa em 53 localidades da cidade, 54% são mulheres. Entre elas está Cláudia Gonçalves Carneiro Alves, proprietária da Grano Rico, uma pequena fábrica de produtos integrais instalada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

?O Bom Negócio abriu horizontes para nossa empresa. Ele nos trouxe perspectivas, ânimo e esperança por novos negócios?, conta Cláudia. Depois de participar do programa no Bairro Alto, a microempresária já sonha em distribuir seus produtos em todo o Brasil e até no exterior.

A pesquisa da Curitiba S.A. mostra também que a maioria dos participantes do programa tem entre 40 e 49 anos, mas a presença do público jovem também é grande. A faixa etária dos 16 aos 29 anos representa mais de 24% dos participantes.

Entre os participantes, 46,8% têm ensino médio completo e 19% têm terceiro grau ou pós-graduação. Quarenta e dois por cento têm empresa formal e 14% são autônomos.

O Bom Negócio vem alcançando resultados positivos. Cinqüenta e quatro por cento dos empreendedores capacitados dizem que aumentaram o faturamento de seus negócios e 71% deles perceberam um aumento na renda familiar.

Sessenta por cento dos participantes qualificaram a gestão da empresa e 29% fizeram melhorias no ambiente de trabalho. Depois do programa, os participantes sentiram necessidade de investir principalmente nas áreas de informática, conhecimento e marketing. Quase 60% também prevêem a ampliação dos negócios e 67,8% do desenvolvimento do comércio do bairro.

Depois de participarem do Bom Negócio, os empreendedores passaram a procurar a assessoria em design da Curitiba S.A. Na busca da formalização, muitos empreendedores recorreram ao programa Profissão Empresário, que também é coordenado pela Curitiba S.A.

?Com isso, podemos dizer que o Bom Negócio é a porta de entrada dos empreendedores nos outros programas desenvolvidos pela Curitiba S.A.?, diz Juraci. É o caso do Microcrédito, promovido em parceria com a Agência de Fomento do Estado; o Profissão Empresário, que ajuda na abertura de empresas; o Parque de Incubadoras, que oferece espaço físico e suporte técnico para micros e pequenos empresários; e o Curitiba Tecnológica (mais conhecido como ISS Tecnológico) que permite a isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) para investimento em projetos de tecnologia. (SMCS)

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