Bolsas de Nova Iorque sobem após medida do Banco Central americano

Os futuros de Wall Street mudaram drasticamente de rumo e indicavam uma alta forte para a abertura da sessão, indicando que a reação inicial das ações deve ser de alívio com o anúncio de medidas pelo Federal Reserve. O BC reduziu a taxa de desconto – taxa aplicada a empréstimos aos bancos, ao mesmo tempo em que mudou a prática do BC para permitir financiar os prazos por até 30 dias, renováveis pelo tomador de empréstimos. Estas mudanças permanecerão em vigor até que o Fed determine que as condições de liquidez do mercado tenham melhorado.

Às 10h38, o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York subia 2,37%, aos 13.149 pontos. Já o índice da bolsa eletrônica Nasdaq avançava 2,85%, aos 2.520 pontos.

Além das alterações, o Fed avaliou que os riscos para a economia aumentaram, indicando que o Fed resolveu adotar um viés de baixa, o que pode sugerir um corte nas taxas básicas de juros nas próximas semanas, segundo alguns economistas. No entanto, há uma corrente que diverge dessa avaliação, ponderando que a decisão pode sinalizar que o Fed não deve optar pelo corte da taxa básica de juros no curto prazo. E há ainda um grupo afirmando que a decisão pode indicar que não haverá nenhum corte da taxa básica de juros em encontro emergencial a ser convocado antes de 18 de setembro.

Voltar ao topo