BC projeta mais aumentos para tarifas de energia este ano

O Banco Central está projetando mais aumentos para as tarifas de energia este ano. A mais recente projeção do BC, divulgada nesta quarta-feira na ata do Comitê de Política Monetária, é de um aumento médio de 18% este ano. Em abril, o governo trabalhava com reajuste de 15% este ano. Essa revisão na projeção se deve basicamente à desvalorização do real frente ao dólar.

O BC também elevou a estimativa para os reajustes na tarifa de energia em 2003 de 12,7% para 13,6%. O governo não alterou a estimativa de variação de preços para o gás de cozinha, que continua próxima a 29% em 2002 (26,1 % desse aumento já foi realizado).

Em compensação, o BC projeta uma queda de 6,6% no preço da gasolina ao longo deste ano. O cálculo leva em conta o câmbio, as estimativas de preços e o mercado internacional. O BC também elevou as projeção de inflação para os preços administrados de 7,2% para 7,6% este ano. Para o ano que vem, a estimativa é de 4,5%.

A revisão da estimativa de alta nas tarifas de energia teve impacto nas projeções de inflação para este ano. Na ata do Copom, o BC aumentou sua projeção para a taxa anual de inflação. Projeta que a inflação medida pelo IPCA fique acima de 5% no final de 2000. Na ata anterior, essa projeção era entre 4,5% e 5%. A meta máxima para a inflação este ano é de 5,5%. (Fonte: AG)

Voltar ao topo