BC do Japão mantém juro básico em 0,10% ao ano

O Banco do Japão (BOJ, banco central) decidiu hoje encerrar as medidas de compra de dívida corporativa no fim de dezembro, conforme planejado, desativando parte dos instrumentos heterodoxos adotados neste ano para enfrentar a crise financeira global. No entanto, o banco aprovou por unanimidade a decisão de deixar inalterada a taxa básica de juros em 0,10% ao ano. A taxa tem sido mantida neste nível mínimo desde dezembro do ano passado.

A decisão do BOJ aparece como um sinal de que a crise global do ano passado se amenizou. As condições de levantamento de fundos parecem ter melhorado a ponto de as instituições financeiras conseguirem obter os recursos necessários sem qualquer rede de proteção. O BOJ afirmou, porém, que a medida não significa o início da chamada “estratégia de saída”, que o banco define como o fim da taxas de juros em níveis mínimos.

O conselho de política monetária aprovou por 7 a 1 o encerramento, no fim do ano, do programa de compra de bônus corporativos e commercial papers. Refletindo as melhoras no funcionamento do mercado, o montante de dívida que o BOJ comprou ficou bem abaixo do limite que o banco havia estabelecido: até 20 de outubro, a instituição tinha o equivalente a 70 bilhões de ienes de commercial papers, comparados ao teto de 3 bilhões de ienes que o banco disse que compraria, e 261 bilhões de ienes em bônus corporativos, contra um limite de 1 trilhão de ienes.

O conselho do BOJ decidiu, entretanto, estender até o fim de março uma linha especial de crédito para fornecer fundos pelo prazo de três meses e à taxa de 0,1%, num esforço para injetar liquidez suficiente no mercado antes do fim do ano fiscal. Já com relação à taxa de juros, o BOJ deve mantê-la na mínima por enquanto, uma vez que a demanda doméstica continua fraca, por causa da deterioração do mercado de trabalho e do baixo nível de investimento das empresas. O presidente do banco, Masaaki Shirakawa, disse que o BOJ vai manter “pacientemente” a taxa no nível atual, até que a recuperação econômica do Japão se consolide. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo