Bancos Centrais discutem inflação em reunião na Suíça

Os presidentes dos principais bancos centrais do mundo realizaram uma reunião nesta segunda-feira na sede do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), na Basileia, Suíça. Com a presença do presidente do BC brasileiro, Alexandre Tombini, as autoridades presentes disseram que é preciso manter atenção sobre a inflação, no momento em que o crescimento global começa a ganhar força, puxado especialmente por países como China, Brasil e Índia.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse nesta segunda-feira que o objetivo comum dos líderes dos bancos centrais era “continuar a ancorar solidamente as expectativas de inflação”. Trichet falou em nome das autoridades presentes no encontro, que se reúnem na Suíça a cada dois meses. Os líderes dos BCs representam quatro quintos da economia mundial.

Trichet chocou os mercados na semana passada ao dizer que as taxas de juros da zona do euro poderiam ser elevadas em abril, para manter a inflação controlada. Segundo ele, os líderes dos bancos centrais concordaram sobre a importância da “progressiva redução de desequilíbrios”, como os grandes superávits ou déficits ocorridos entre algumas nações, e também sobre tornar o mercado de moedas flutuante.

Segundo a estatal Agência Brasil, Tombini participa em sua viagem da Suíça de algumas reuniões. Além do encontro bimestral de presidentes de bancos centrais no BIS, ele também tem na agenda o encontro do Conselho de Estabilidade Financeira (Financial Stability Board, ou FSB, no original em inglês). As informações são da Associated Press, com Agência Brasil.

Voltar ao topo