Banco Central volta a elevar a Selic em 0,5 ponto

Com a presença de dois novos integrantes (Altamir Lopes e Sidnei Marques) e duração de quase quatro horas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por unanimidade elevar pela segunda vez seguida a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual. Assim, a Selic subiu para 11,75% ao ano, nível mais alto em dois anos.

A alta dos juros ficou dentro do previsto pela maioria dos analistas do mercado financeiro, embora parte deles considerasse que a taxa deveria subir mais, diante da inflação e expectativas em alta.

Na prática, apesar de a decisão ter vindo dentro das previsões, o BC está em choque com o pensamento de parte grande do mercado, que gostaria de ver uma atuação mais forte.

O comunicado da decisão foi curto: “Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,75% ao ano, sem viés”.

Em janeiro, o BC disse que a alta do juro, junto com as “ações macroprudenciais”, contribuiriam para convergir a inflação para a trajetória da meta. Com o aumento na taxa básica, o BC dá sequência ao seu esforço de combate à escalada inflacionária.