Awazu reúne-se com analistas em São Paulo e no Rio

O diretor de Política Econômica o Banco Central (BC), Luiz Awazu Pereira, presidirá nos próximos dias 18 e 19 mais uma rodada das reuniões que a autoridade monetária faz trimestralmente com analistas do mercado financeiro. Na segunda-feira, dia 18, Awazu se reunirá com os representantes do mercado paulista e, na terça-feira, dia 18, com os economistas do Rio de Janeiro.

Estas reuniões são marcadas para antes da divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI). O objetivo dos encontros é justamente permitir ao BC colher informações e percepções do mercado financeiro em relação à inflação, à atividade econômica e à economia internacional. Estas informações subsidiam a redação do relatório.

Na semana que vem, quando forem se encontrar com Awazu, os economistas paulistas e cariocas já terão em mãos os dados relativos à Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de março, divulgada na quinta-feira, 14. Pelo levantamento do AE Projeções, as vendas do varejo ampliado deverão registrar entre uma queda de 1,6% e uma alta de 1,8%, com a mediana mostrando queda de 0,62%. As vendas do varejo restrito em março devem ficar entre uma queda de 1,80% e uma alta de 0,30% ante fevereiro, com mediana negativa de 0,40%. Os profissionais também levarão para o debate a queda já confirmada de 0,8% da produção industrial de março.

Teoricamente, esta será a penúltima reunião trimestral com analistas presidida pelo diretor Awazu, que em 1º de outubro assumirá a vice-gerência do Banco de Compensações Internacionais (Bank for International Settlements, BIS na sigla em inglês) sediado em Basileia, na Suíça. A reunião seguinte será entre o fim de agosto e o começo do mês subsequente, já que o RTI de setembro tem até o fim do mês para ser publicado pelo BC.

Voltar ao topo