Avicultura fecha primeiro semestre em alta

Os exportadores de carne de aves do Paraná já podem comemorar. O fechamento do primeiro semestre deste ano aponta um aumento de 49% no volume de negócios em relação ao mesmo período do ano passado. Isso representa, em cifras, um salto de US$ 208 milhões para US$ 311 milhões. Em quilos, o aumento foi de 22%, passando de 242 mil toneladas para 297 mil toneladas.

Para completar o panorama favorável ao setor, os números do mês de junho mostram que a tendência é de aquecimento. Em volume de negócios, a exportação paranaense cresceu 38% se comparada ao mês anterior, maio. Em toneladas, o aumento foi de 59%, passando de 48 mil para 77 mil toneladas, colocando o Paraná em primeiro lugar do Brasil na exportação de frango.

“Tínhamos alguns indicadores que apontavam para um bom desempenho da carne de frango no mercado internacional”, esclarece Domingos Martins, presidente do Sindiavipar – Sindicato das Indústrias Avícolas do Paraná.

Primeiro no ranking

Com os bons resultados colhidos em junho deste ano, o Paraná já ultrapassou Santa Catarina em quilos exportados e assume a primeira posição no ranking nacional de exportadores. “A qualidade de nosso produto vem sendo cada vez mais reconhecida internacionalmente e novos negócios vêm sendo feitos”, comemora Martins. Em junho, o Paraná representou 32% de toda a exportação de carne de ave brasileira.

Os abates nas empresas paranaenses que têm inspeção estadual aumentaram 25% em junho em relação ao mês de maio. Os das que têm inspeção federal permaneceram estáveis. O preço do frango no atacado, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, não sofreu grande alteração durante todo o semestre.

Voltar ao topo