Atividade econômica aquecida na virada do ano

De olho num janeiro com bom ritmo de consumo, fabricantes de eletrodomésticos, eletrônicos, telefones celulares, computadores e motocicletas pisaram fundo no acelerador nesta virada de ano. Para isso, cortaram férias coletivas, ampliaram turnos de produção e até anteciparam os planos de investimento em novas linhas de produtos.

A Philips, por exemplo, uma das grandes do setor eletroeletrônico, iniciou no começo deste mês a produção de televisores de 42 e 52 polegadas com conversor embutido destinados à recepção do sinal digital, na fábrica da Zona Franca de Manaus (AM). A nova linha de produção estava prevista para o primeiro semestre de 2008, mas foi antecipada por causa do mercado aquecido para os eletrônicos.

A Semp Toshiba, outra grande do setor de eletroeletrônicos, vai dar apenas quatro dias de folga no Natal e no ano-novo nas linhas de produção de TVs de plasma, de LCD e de aparelhos de DVDs, informa o diretor geral da fábrica de Manaus (AM), Ricardo Schiel.

A Nokia, fabricante de telefones celulares, é outra empresa de Manaus que mudou seu planejamento de férias coletivas. Inicialmente, ela iria liberar os funcionários por 20 dias a partir de amanhã. Mas, por causa do bom momento de vendas, as férias serão de só dez dias e a partir da véspera do Natal.

Coletivas canceladas

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana, diz que a maioria das indústrias da Zona Franca de Manaus (AM) reduziu de 20 dias para dez dias as férias de fim de ano e trabalha hoje em três turnos. Em dezembro do ano passado, as empresas trabalhavam em dois turnos de produção.

Indústrias que estão fora do pólo de produção de Manaus também estão a todo vapor. A Estrela, uma das maiores fabricantes de brinquedos, reduziu em uma semana as férias coletivas dos trabalhadores da fábrica de Itapira (SP). Já a Latina Eletrodomésticos e a Mabe, donas das marcas de eletrodomésticos GE e Dako, cancelaram as férias coletivas.

Voltar ao topo