Atenção redobrada com a economia

Foto: ArquivoAgência Brasil

Ministro Paulo Bernardo: colhendo os frutos dos acertos.

Brasília – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou ontem que o Brasil vive uma combinação inédita de indicadores econômicos positivos, mas destacou que nesses momentos de otimismo é necessário redobrar a atenção em torno da política econômica. ?Não podemos relaxar nem afrouxar (com política econômica), pois esse quadro levou tempo para ser obtido?, disse Bernardo. ?Estamos colhendo os frutos dos acertos e estamos conseguindo superar os erros?, acrescentou.

 Paulo Bernardo também afirmou que a trajetória de juros no Brasil é declinante e vai continuar nessa direção. Para o ministro, o Brasil em alguns anos atingirá uma média de juros compatível com os níveis vigentes no mercado internacional.

O ministro afirmou ainda que é necessário que o governo faça um esforço para diminuir as despesas correntes, porque isso viabilizará uma redução na carga tributária. O ministro destacou que o governo já trabalha no sentido de controlar as despesas correntes e a prova disso são as medidas adotadas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que estabelecem regras para o aumento nas despesas com pessoal e para o reajuste do salário mínimo.

Ele reafirmou a política fiscal do governo. Destacou que o governo decidiu manter o esforço fiscal em termos nominais para este ano depois da revisão do PIB pelo IBGE porque, se mantivesse a meta de superávit primário em 4,25% do PIB, o governo teria que fazer um corte maior nas despesas, sacrificando investimentos, que são a prioridade atual da política econômica.

Bernardo disse que o governo monitora com atenção as despesas do governo com viagens, diárias e combustíveis e outras despesas do gênero, mas não considera uma boa proposta fixar um porcentual de redução para cada ano.

O ministro participou de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento do Congresso para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Voltar ao topo