Arrecadação é a maior da história para meses de janeiro

O coordenador geral de estudos, previsão e análise da Receita Federal, Raimundo Eloi de Carvalho, informou que a arrecadação de janeiro (R$ 73,027 bilhões) é recorde para meses de janeiro. Ele afirmou que a Receita espera que o resultado positivo do mês passado seja uma tendência para todos os meses do ano. “Para a arrecadação, estamos fora da crise”, disse durante entrevista coletiva.

Ele lembrou que desde outubro de 2009 há crescimentos “positivos e significativos” no recolhimento de tributos em relação ao mesmo período do ano anterior. “É correto afirmar que em 2010 em relação a 2009 a arrecadação terá um crescimento positivo”, disse o coordenador sem fazer projeções.

Ele disse que a reversão dos indicadores econômicos influencia o resultado na arrecadação. Ele destacou que, no ano passado, a queda nas receitas ocorreu principalmente por causa da retração na produção industrial e em função das desonerações realizadas para enfrentar a crise financeira internacional. Carvalho acredita que esses dois fatores não ocorrerão este ano.

Segundo os dados apresentados por Carvalho, a queda nas receitas administradas pela Receita nos últimos 12 meses (fevereiro de 2009 a janeiro de 2010) é de 1,39% ante igual período anterior. Até dezembro de 2009, o acumulado em 12 meses registrava uma queda de 3,05%. Carvalho espera que, com a melhora na arrecadação, o resultado acumulado em 12 meses volte a ser positivo até o final do primeiro trimestre deste ano. “No resultado do primeiro trimestre, vamos ter essa reversão. Talvez ela já ocorra em fevereiro”, afirmou.

Voltar ao topo