Aposentados enfrentarão filas para receber

São Paulo – Poucos meses depois do último trauma com a Previdência – a revisão das aposentadorias, em novembro -, os aposentados podem ter de voltar às filas. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) vem alertando o governo para a iminência de mais um transtorno para os aposentados a partir de 1.º de abril, quando o prazo para o pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será reduzido pela metade. A partir do mês que vem, os benefícios, cujos pagamentos antes eram escalonados entre os dez primeiros dias úteis do mês, serão todos pagos até o quinto dia útil.

A mudança foi realizada em resposta a uma antiga reivindicação dos aposentados, que reclamavam da alta concentração de contas a pagar no início do mês. Mesmo com as prestadoras de serviços hoje em dia oferecendo datas variadas para o vencimento das faturas, os aposentados ainda são contrários ao recebimento no décimo dia útil do mês.

Quando há feriado no início do mês, explica o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) João Lima, quem recebe no fim do prazo acaba recolhendo o benefício muito tarde, às vezes no dia 15 ou 17. Por isso, insistiram na antecipação do pagamento. Entretanto, em vez de antecipar o prazo, o governo decidiu cortá-lo pela metade.

Voltar ao topo