Analistas indicam investimento de longo prazo na Petrobras

Quem vai passar o fim de semana na expectativa pela abertura do pregão da Bovespa da próxima segunda-feira, com o intuito de comprar ações da Petrobras, deve refletir sobre o caráter do investimento.

Se o objetivo for de curto prazo, operações de compra e venda rápidas (com intervalos de dias, meses ou até uns dois anos), a perspectiva não é tão promissora.

Contudo, se a ideia é investir sem ter a necessidade de resgatar o dinheiro entre cinco a 10 anos, a aposta nas ações da Petrobras é uma excelente opção de investimento.

“Nesse momento, quem é apenas um especulador do mercado financeiro, corre um sério risco de se frustrar, porém, o investidor, aquele que garante vida ao mercado, sustentando posição por um tempo de cinco a 10 anos, tem grandes chances de garantir uma rentabilidade”, aponta o coordenador do curso de Economia da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Carlos Magno Bittencourt.

Para ele, o comportamento das ações da Petrobras na Bolsa vai oscilar de acordo com as novidades em relação à tecnologia a ser desenvolvida para a extração de petróleo e gás dos blocos de pré-sal, bem como a própria conjuntura mundial em relação à demanda por petróleo.

“É fato que estamos sentados sobre uma mina de ouro preto, as incertezas do mercado ficam em torno da descoberta de uma tecnologia viável para a exploração desses recursos”, orienta Bittencourt.