Alternativas na agricultura familiar

Os resultados da produção agropecuária do Norte Pioneiro e alternativas para o crescimento da agricultura familiar na região serão discutidos na 13ª Fetexas, encontro que acontece de hoje até o próximo dia 21 no Centro de Eventos de Jacarezinho. Estão programados debates e palestras sobre suinocultura, pecuária leiteira, desenvolvimento sustentável, pecuária sustentável e avicultura de corte, além de apresentações artísticas.

“Queremos promover e melhorar as atividades agropecuárias da região”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacarezinho, Ademar Augusto Martins. Os organizadores da Fetexas esperam 120 mil pessoas na feira. A feira surgiu na década de 50, quando filhos de fazendeiros da região traziam colegas de faculdade para a cidade e se reuniam no Baile do Texas – a primeira festa de caráter country realizada no país, de acordo com a organização da feira.

Entre os encontros técnicos da feira, os organizadores destacam a produção de leite e o desenvolvimento sustentável. O projeto Qualileite, da Emater, será um dos temas em discussão. Os técnicos do Qualileite trabalham, junto aos produtores de leite, a comercialização, gestão da propriedade agrícola, sua organização, agregação de valor através da transformação do produto e comercialização.

Os debates sobre suinocultura, avicultura e pecuária vão abordar as tecnologias de geração de renda a partir dessas atividades com a preservação ambiental. “Os encontros técnicos têm a função de inserir os agricultores no setor produtivo, de forma que eles assumam um compromisso com sua atividade para alcançarmos um maior desenvolvimento”, diz o engenheiro agrônomo Rômulo Madureira Faria, da Emater de Jacarezinho.

Três estratégias estão sendo traçadas para isso: a profissionalização e organização dos produtores e o fortalecimento da parceria deles com os compradores. Outro fator destacado pelo agrônomo é o papel das organizações, governamentais ou não, de articular os componentes da cadeia produtiva para que os agricultores consigam agregar valor aos seus produtos e gerar renda dentro das propriedades.

A 13ª Fetexas é uma realização da Prefeitura de Jacarezinho, Associação Comercial e Industrial de Jacarezinho, Sicredi, Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Governo do Estado, Paraná 12 Meses, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e Emater.

Prática

O Norte Pioneiro é composto por 23 municípios e tem como principal fonte de renda a agropecuária. São 22,8 mil produtores que geram anualmente R$ 524 milhões (valor bruto). A agricultura e pecuária na região são bastante diversificadas nas pequenas propriedades.

Produção de grãos 30% maior

A produção paranaense de grãos de inverno deverá atingir nesta safra 3 milhões de toneladas, resultado 30% maior que o verificado no período anterior. A previsão é do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e tem por base o crescimento da área plantada para 1,32 milhão de hectares (variação de 14%) e a recuperação da produtividade das lavouras, afetadas em 2001 pelas geadas.

O destaque da safra de inverno é o trigo. O cereal teve a área plantada reavaliada para mais – de 993 mil para 1 milhão de hectares. A produção, que antes estava prevista em 2,28 milhões de toneladas, também deve ser maior: 2,43 milhões de toneladas. O desempenho esperado para o trigo significa uma expansão de 19,5% da área plantada e de 33% na produção, com relação à safra passada. O Paraná é o maior produtor da cultura no país.

Também estão apresentando crescimento na produção a cevada (62%), aveia preta (21,8%), centeio (22,65%) e triticale (5,6%). A produção de aveia está crescendo de 80,6 mil toneladas para 130,9 toneladas; a aveia preta de 123,3 mil para 150,1 mil toneladas; o centeio de 1,2 mil para 1,38 mil toneladas; e o triticale (híbrido de centeio e trigo) de 178,8 mil para 186,7 mil toneladas.

Voltar ao topo