PR e RS

Afonso Pena terá Centro de Gerenciamento Aeroportuário

A partir desta sexta-feira (2), os Aeroportos Internacionais Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e o Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passarão a contar com o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA).

O objetivo do Centro é coordenar e monitorar em tempo real as operações de aeronaves, bem como a movimentação de passageiros e bagagens nos aeroportos. As operações das centrais serão realizadas de forma sincronizada com as empresas aéreas e órgãos públicos de fiscalização e controle que atuam nos aeroportos, como Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro). A implantação dos CGAs nos aeroportos segue as diretrizes da Secretaria da Aviação Civil (SAC).

Segundo o Superintendente da Regional Sul, Carlos Alberto da Silva Souza, “essa parceria entre a Infraero, órgãos públicos e empresas aéreas garantirá uma resposta gerencial rápida e eficiente em benefício aos clientes, antecipando-se aos acontecimentos, com isto quando, por exemplo, for detectado filas será possível acionar os órgãos e companhias para tripular balcões e agilizar atendimentos entre outras ações”.

Afonso Pena

O Centro de Gerenciamento Aeroportuário de Curitiba será composto por representantes das empresas aéreas, dos órgãos públicos e da empresa de ônibus responsável pelo transporte de passageiros no pátio do aeroporto. No Afonso Pena, 10º colocado no ranking de movimentação de passageiros entre os aeroportos da rede, a infraestrutura de equipamentos fornecida pela Infraero será composta por dez televisores de 55 polegadas, cada uma com um computador, 14 cabines com computadores e monitores LCD de 19 polegadas e 4 telefones. Dois empregados da Empresa irão operar oito dos dez equipamentos de 55 polegadas. A Infraero atuará como mediadora no órgão que irá operar 24 horas.

Com informações da Infraero.