Abecitrus contesta previsão dos para safra de laranja

O presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), Ademerval Garcia, afirmou na última sexta-feira que não existe nenhum elemento para embasar uma previsão da safra brasileira de laranja 2004/2005. Segundo o executivo, qualquer estimativa dos produtores brasileiros de laranja e de suco só será feita entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro, para um início da colheita em meados de 2004.

Na sexta-feira (26), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou estimativa de que a produção brasileira de laranja na safra 2004/2005 deverá alcançar 450 milhões de caixas de 40,8 quilos, sendo 360 milhões no Estado de São Paulo. ?É uma temeridade muito grande fazer qualquer previsão de safra agora, pois a florada neste ano foi tardia e as chuvas também. Não sabemos ainda se o quadro é propício ou não para a próxima safra.?

Na opinião de Garcia, a previsão do USDA pode ter um componente político, já que avançam as negociações para a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). ?Eles devem estar prevendo isso para causar um temor de que o suco de laranja brasileiro vai invadir o mercado americano se houver um acordo para a liberação do comércio.?

Para o executivo, é certo, no entanto, que os preços do suco de laranja devem recuar com essa previsão. Entre os dados divulgados pelo USDA sobre a safra de laranja do Brasil, o presidente da Abecitrus concordou apenas com a previsão de estoque de passagem da indústria de suco da safra 2003/2004 para a 2004/2005, estimado em 139 mil toneladas.

Voltar ao topo