DESRESPEITO À CONVENÇÃO

90 supermercados da Grande Curitiba abriram irregularmente na Páscoa

Contrariando convenção coletiva estabelecida pelos servidores da categoria há seis anos, cerca de 90 supermercados de Curitiba e região metropolitana abriram as portas durante o último domingo de Páscoa (24). O funcionamento ilegal desrespeita folga absoluta prevista em acordo entre empresários e trabalhadores. “Eles são obrigados a fechar, porém, a fiscalização é a mesma para muitas regiões. O que eles não sabem é que podem ser autuados posteriormente”, afirmou o secretário-geral do Sindicato dos Empregados em Supermercados (Siemerc), João Daniel Silvestre.

Pela convenção, os funcionários de supermercados devem folgar obrigatoriamente em quatro datas no ano: domingo de Páscoa, 1º de Maio, dia 25 de dezembro (Natal) e no dia 1º de janeiro. “Infelizmente existem muitos patrões que não respeitam nem o dia do trabalho, em tese, um dia de festa para todos”, disse o secretário-geral.

Ainda durante esta semana, a lista com os nomes dos comerciantes que descumpriram a medida na Páscoa deve ser encaminhada ao Ministério Público (MP) e à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para que as denúncias sejam averiguadas.

Para o próximo domingo, 1º de Maio, a expectativa do Siemerc é de que, finalmente, todos os supermercados da Capital, RMC e litoral estejam com as portas fechadas, promovendo o descanso dos mais de 17 mil trabalhadores do ramo em Curitiba e região metropolitana. “Pedimos para que a DRT fiscalize se haverá ou não a abertura de algum supermercado no próximo domingo e vamos cobrar que a convenção seja respeitada”, finalizou.