80 anos do Instituto de Engenharia

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) realiza nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, às 19h30, em sua sede (Rua Emiliano Perneta, 174), sessão comemorativa aos 80 anos de fundação. Na ocasião, serão prestadas homenagens aos 29 ex-presidentes da entidade e lançada a pedra fundamental do anexo denominado Praça de Eventos, que deverá estar concluído até novembro.

O IEP foi fundado dia 6 de fevereiro de 1926, por um grupo de engenheiros-professores da Universidade do Paraná, liderado pelo diretor da Escola de Engenharia, Plínio Alves Monteiro Tourinho, com o objetivo de promover a defesa dos interesses da engenharia paranaense. O primeiro presidente da entidade foi o então prefeito de Curitiba, João Moreira Garcez; Tourinho foi declarado presidente honorário e benemérito da classe.

Matriz de todas as entidades de engenharia no Paraná, o IEP foi a quarta associação da categoria no País, depois do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, 1880; Instituto de Engenharia de São Paulo, 1917; e Clube de Engenharia do Recife, 1919. A criação do IEP coincidiu com a primeira regulamentação da profissão de engenheiro no Brasil, então atribuição estadual, através da Lei n.º 2.384, sancionada pelo então governador Caetano Munhoz da Rocha.

Fórum de debates

O IEP é um fórum permanente de debates de assuntos de interesse da vida paranaense. Na instituição, são discutidos temas como planos urbanísticos, leis de zoneamento e uso do solo, programas de industrialização, escoamento de safras, habitação, transporte, saneamento e meio ambiente, entre outros, sempre com a preocupação de promover o melhor encaminhamento de cada assunto junto aos setores competentes do governo e da sociedade. O IEP tem sido freqüentemente chamado pelo governo estadual e por prefeituras para análise e pareceres em questões de interesse público.

A valorização profissional de seus associados e da engenharia como um todo manifesta-se em programas de educação continuada, com extensa pauta de cursos técnicos, cursos de especialização, pós-graduação e mestrado, em convênio com instituições de ensino superior, ciclos de palestras, simpósios e seminários e organização de delegações para participação em feiras, congressos e outros eventos ligados à engenharia. O instituto opera, há mais de dois anos, a Incubadora de Empreendimentos de Engenharia do Paraná.

Voltar ao topo