30% dos trabalhadores são terceirizados

Atualmente, um terço da população trabalhadora do Brasil presta serviços terceirizados. No Paraná, do total de empregos gerados, 30% são terceirizados. Atualmente, são cerca de 920 mil trabalhadores que atuam como terceiros no Estado, estando ligados a 1,6 mil empresas. Destes, 280 mil estão em Curitiba e municípios da Região Metropolitana, onde existem aproximadamente setecentas empresas formais prestadoras de serviços terceirizados.

Os dados foram divulgados ontem, durante o 2.º Fórum da Terceirização do Paraná, realizado em Curitiba e organizado pela Câmara Técnica de Regulação dos Serviços Terceirizados. O evento teve como objetivo esclarecer os empresários sobre as vantagens da terceirização de serviços e orientá-los sobre como contratar prestadores idôneos que ofereçam qualidade e o suporte técnico necessário.

?O setor de terceirizações já está consolidado e existe para facilitar a vida das empresas contratantes. Quando uma empresa opta em terceirizar, determinados serviços, como por exemplo de limpeza e informática, ela passa a ter um tempo maior para focar seus esforços em seu próprio negócio, transferindo algumas responsabilidades?, comenta o diretor da Câmara Setorial das Empresas de Recursos Humanos e diretor de uma empresa de terceirização na área de RH, Luiz Mauro Lebelem.

Na opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná, Mário Elmir Berti, para o trabalhador é vantajoso ser funcionário de empresa terceirizada porque a empresa contratante acaba exercendo fiscalização paralela ao Ministério do Trabalho ao exigir que a prestadora de serviços esteja em dia com suas funções trabalhistas. Para a própria contratante, é vantajoso o fato de os vínculos trabalhistas estarem ligados a terceirizadora, embora exista corresponsabilidade.

?Para evitar as conseqüências da corresponsabilidade, é importante justamente que a empresa contratante verifique se a empresa terceirizada está legalizada, bem estruturada, possui referência e tem um histórico de atuação?, diz Mário. ?Infelizmente, existem empresas terceirizadas oriundas de outras regiões, que não possuem vínculos com a cidade onde atuam, oferecem preços abaixo dos valores de mercado e não são honestas com seus trabalhadores, deixando de recolher INSS e FGTS. Isto acaba denegrindo a imagem do setor?, finaliza.

Voltar ao topo