Quatro Barras

Dois helicópteros e dezenas de policiais buscam fugitivos da PEP 1

As buscas duraram cerca de 4h. Foto: Colaboração/Guarda Municipal

Muitos policiais militares, guardas municipais e dois helicópteros chamaram a atenção dos moradores do bairro Jardim Acácia, em Quatro Barras, na tarde desta quinta-feira (19). O motivo eram dois fugitivos da Penitenciária Estadual de Piraquara 1 (PEP 1) que foram vistos na região, entraram em luta corporal com um GM e escaparam pelo mato.

Esse guarda que lutou sozinho contra o fugitivo é conhecido como Nascimento e contou à nossa reportagem que mora no local onde os homens estavam. “Quando eu vi que a PM estava indo pra lá, fui verificar e vi os dois indivíduos escondidos em uma valeta. Eles estavam comendo produtos das plantações que existem ali e tinham quebrado um cano para beber água. Só que eles correram quando me viram e eu alcancei um deles. Foi tudo muito rápido, e antes que o reforço chegasse, o homem que estava lutando comigo também fugiu”, contou o guarda.

De acordo com os guardas municipais Fábio e Grein, que atenderam a ocorrência, a equipe foi acionada por volta das 11h50 após denúncias de populares. “Logo depois, nossa central informou via rádio que os foragidos estavam no Horto Municipal de Quatro barras, onde um guarda de folga se deparou com os homens e começou a lutar com um deles na tentativa e contê-lo”, contaram.

Em poucos minutos chegaram diversos policiais e os helicópteros da Polícia Civil e da Polícia Militar. No entanto, em mais de quatro horas de buscas, o grupo não teve sucesso.

22 continuam foragidos

Segundo o comandante Bernardes, a Guarda Municipal continua atenta às denúncias e segue atuando com o apoio da PM para recapturar os 22 foragidos. Por isso, solicita que a população colabore com as buscas pelo telefone (41) 3672-3020, pelo 190 ou ainda pelo Disque-Denúncia 181, serviço pelo qual é garantido total anonimato.

A fuga

Dos 28 homens que fugiram do Complexo Penitenciário de Piraquara no domingo (15) cinco morreram em confrontos com a polícia e um já foi recapturado. Para fugir, eles contaram com o apoio de homens fortemente armados, que explodiram uma parede da penitenciária.

Para tirar o foco das explosões, os presos começaram um motim em um dos prédios, a Casa de Custódia de Piraquara (CCP) por volta das 2h. Isso fez com que as equipes da Polícia Militar, do Setor de Operações Especiais (Soe) do Departamento Penitenciário (Depen) e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) se deslocassem até o local.

Enquanto isso, cerca de 15 homens se organizavam em um matagal do lado de fora da penitenciária para dar continuidade à ação. Assim, por volta das 5h, tiros foram disparados contra algumas das guaritas de segurança do presídio e duas explosões aconteceram no muro, libertando 28 detentos.