Dez milhões de chineses ameaçados por enchentes

O governo chinês decretou estado de emergência na província central de Hunan, onde um lago ameaça transbordar e inundar totalmente uma cidade de 600 mil habitantes. Mais de 10 milhões de pessoas que vivem na região podem ser afetadas.

Com 3.900 quilômetros quadrados e rodeado por 932 quilômetros de diques e barragens, o lago Dongting teve seu volume de água aumentado nos últimos dias em conseqüência das chuvas torrenciais que atingem grande parte da Ásia – incluindo Índia, Bangladesh, Nepal e Vietnã.

Desde meados de julho, quando começou a estação das monções (chuvas), mais de mil pessoas morreram em território chinês em enchentes, deslizamentos de terra e desabamento de moradias desse total, mais de 200 em Hunan.

As autoridades chinesas enviaram tropas do Exército para a área banhada pelo Dongting, cujas águas em alguns trechos já chegaram perto do topo da barragem. Localizada muito próxima das margens do lago, a cidade de Yeuyang foi posta hoje em estado de alerta máximo.

Na Europa, também duramente castigada por chuvas torrenciais, a situação continua grave na Alemanha. Cidades como Magdeburg, Meissen, Bitterfeld, Torgau, Wittemberg e Dessau estão parcialmente inudadas e tiveram de remover milhares de moradores.

Voltar ao topo