Detran fecha unidade em Rio Branco do Sul e exonera chefes

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) decidiu fechar a 52.ª Ciretran, em Rio Branco do Sul. A partir desta segunda-feira, a população daquele município passa a ser atendida pela 1.ª Ciretran, de Curitiba, com unidades nos bairros do Tarumã, Centro e Vila Hauer. O fechamento é decorrente da exoneração de Edson Luiz Bittencourt Vaz, que respondia pela chefia da 52.ª Ciretran.

Vaz foi exonerado do cargo após a comprovação de diversas irregularidades. Investigação realizada pela Coordenadoria de Inspeção e Auditagem do Detran/PR constatou a cessão de material de uso exclusivo do órgão, como decalques e etiquetas gomadas, para terceiros, uso indevido de equipamentos da Ciretran para fins político-eleitorais e assistenciais, permissão de comércio ilegal de placas dentro da Ciretran e recepção de processos irregulares para o registro de veículos, entre outras.

Além de Vaz, o Detran exonerou outros três chefes de Ciretrans, também envolvidos em irregularidades operacionais. Foram exonerados Eduardo Arjona Simões (Faxinal / 50.ª Ciretran), Robson Luiz Martelotti (Imbituva / 54.ª Ciretran) e Sérgio José Zago (Coronel Vivida / 62.ª Ciretran).

O fechamento da Ciretran de Rio Branco do Sul não vai causar prejuízos à população da cidade. Desde que foi criada, a Ciretran só atendia a processos de registro de veículos. Todo o atendimento do setor de habilitação, incluindo renovação e alteração ou inclusão de categoria, era feito em Curitiba.

O volume de processos de veículos gerados em Rio Branco do Sul também não justificava a manutenção da Ciretran. O município possui uma frota de 6.360 veículos, com uma média de 288 processos por mês. Outros municípios da região metropolitana de Curitiba, que não possuem Ciretran própria, geram maior volume de processos no setor de veículos. Em Quatro Barras são 334 processos/mês para uma frota de 5.462 veículos. Campina Grande do Sul possui 6.641 veículos registrados e 334 processos/mês. Piraquara gera 478 processos por mês para uma frota de 10.149 veículos.

Com o fechamento da 52.ª Ciretran, o Detran também economizará na locação do prédio usado como sede da unidade. Além disso, os quatro funcionários que atuavam no município passam a reforçar a equipe da 1.ª Ciretran, melhorando o atendimento à população de Curitiba e região metropolitana.

Voltar ao topo