Deputado tucano admite que fim da reeleição só será aprovada se negociada

O deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA), autor da emenda constitucional que acaba com a reeleição para governadores, prefeitos e presidente da República, admite que o assunto só será aprovado no Congresso Nacional mediante uma ampla negociação política, uma vez que envolve a situação dos reeleitos, no ano passado, para cargos executivos.

Para evitar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tente disputar um terceiro mandato, alegando o direito de se candidatar com base em novas regras constitucionais, Jutahy sugere a votação de uma emenda para proibir isso. Ou seja, quem está exercendo o mandato e foi reeleito em 2006 ficará impossibilitado de disputar o cargo em 2010. Outro ponto vai causar polêmica: os atuais governadores e prefeitos que ainda não se reelegeram poderão disputar o cargo mais uma vez, já que foram eleitos com base na regra atual.

O PSDB não tem uma posição uniforme quanto ao fim da reeleição. Mas o deputado baiano está otimista e acha que a grande maioria deseja o fim do instituto. Na segunda-feira, juntamente com um grupo de deputados do PSDB, Jutahy se reuniu com o governador Aécio Neves que reiterou sua posição favorável à reeleição e a ampliação do mandato de quatro para cinco anos para os detentores de cargos executivos. Na próxima segunda-feira, o assunto deverá ser tratado na reunião dos partidos da coalizão no Palácio do Planalto.

Voltar ao topo