Defesa Civil previne sobre temporais nos estados do Sul

  João de Noronha / GPP
João de Noronha / GPP

Além de chuva forte e ventos com até
60 km/h, é possível também a queda
de granizo em áreas localizadas.

Brasília – Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, seguiram nesta quarta-feira (11/01) para as defesas civis do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul a fim de prevenir sobre a ocorrência, hoje, de chuva forte, raios e ventos com até 60 quilômetros por hora (km/h). É possível também a queda de granizo em áreas localizadas. A previsão meteorológica indica ainda que os temporais poderão ocorrer de forma isolada em todo o Rio Grande do Sul; no oeste, no sudoeste e no centro do Paraná e no oeste e no meio oeste de Santa Catarina. 

A intensa precipitação pluvial poderá aumentar o risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras e faz a Sedec recomendar que a população evite a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, encostas e morros. É conveniente também que o cidadão busque abrigo em locais que ofereçam proteção contra raios e ventos fortes. As defesas civis estaduais podem orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.

A previsão de temporais tem a ver com as altas temperaturas que atingem o Sul do Brasil e formam nuvens carregadas sobre a Região. Técnicos da Sedec ressaltam que a precipitação pluvial esperada poderá amenizar os efeitos da estiagem que afeta o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas não será suficiente para reverter o quadro.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos municipais e estaduais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) subsidiaram os avisos sobre a ocorrência de temporais nos três Estados.

Voltar ao topo