Curso inédito forma agentes em política industrial, em Curitiba

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Secretaria de Planejamento do Paraná, em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Comissão Econômica da ONU para a América Latina e Caribe (Cepal), promovem nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), no Cietep, em Curitiba, o Curso de Formação de Agentes em Política Industrial.  A iniciativa é inédita no Brasil e vai formar a Rede Nacional de Política Industrial (Renapi), frente que atuará na disseminação da cultura de inovação e desenvolvimento da produção industrial do país.

Curitiba foi uma das seis cidades brasileiras escolhidas para fazer parte da fase inicial do projeto, quando em todo o Brasil estarão sendo treinadas cerca de mil pessoas entre gestores públicos e representantes de instituições comerciais e industriais. Eles atuarão como facilitadores e estarão capacitados para disseminarem informações especialmente junto a pequenas e médias empresas referentes a linhas de créditos e projetos de incentivo para a promoção do desenvolvimento industrial.

"O fortalecimento da indústria, a inserção competitiva no mercado internacional e o desenvolvimento econômico e social do Paraná passam, fundamentalmente, pela construção de políticas industriais", observa Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Fiep, destacando a importância do evento. De acordo com ele, além da necessidade de estabelecer uma política industrial nacional, a estratégia de crescimento também indica a importância de criar e estabelecer projetos regionais específicos que patrocinem o aperfeiçoamento e a qualificação das indústrias, além do estímulo à cultura empreendedora.

O curso está sendo levado a todo o país. Conta com instrutores da Cepal e vai capacitar gestores públicos municipais, estaduais e representantes de instituições empresariais que atuarão na Rede Nacional. A Rede vai aumentar a capilaridade da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, lançada pelo governo federal em 2004, e possibilitar a organização de iniciativas nacionais, além de ampliar a utilização dos instrumentos disponibilizados pelo governo federal voltados ao desenvolvimento regional.

Será criado um ambiente virtual colaborativo, que possibilitará trocas de experiências, participação de discussões e debates, encontros regionais sobre política industrial. Será um fórum permanente de aperfeiçoamento dos instrumentos e medidas da Política Industrial, de acordo com a realidade de cada região.

A Cepal percorrerá o Brasil prestando assistência técnica especializada com a finalidade de gerar impacto nas economias locais, além de gerar empregos e o conseqüente crescimento global do país.

Voltar ao topo