Curso da Itaipu atende 90 mil estudantes do Oeste do Paraná

Até o final do mês, um total de 90 mil estudantes será atendido no curso de agricultura orgânica e plantas medicinais, já em sua segunda etapa, no Ecomuseu de Itaipu. Participam do curso professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental das escolas públicas das cidades da região da Bacia Hidrográfica Paraná III.

A iniciativa é da equipe de Educação Ambiental da Itaipu Binacional e faz parte das ações previstas dentro do Programa Cultivando Água Boa, da Diretoria de Coordenação.

O curso tem como proposta formar uma rede de conscientização sobre o uso racional da água em toda a área de abrangência da Bacia do Paraná III.

A idéia é integrar toda a comunidade nesta ação, como associações de bairros, pequenos agricultores, entidades governamentais e não-governamentais, professores e estudantes, entre outros.

No caso dos professores, a intenção é proporcionar informações básicas para o desenvolvimento de ações de educação ambiental no meio escolar e nas comunidades do entorno.

Nova etapa

A segunda etapa do curso começou na segunda, 5, com a participação de 26 professores: seis de Céu Azul, sete de Matelândia, um de Ramilândia, quatro de Santa Tereza do Oeste, três de São Pedro do Iguaçu e cinco de Vera Cruz do Oeste.

Na terça-feira, 6, o curso reuniu 31 professores, quatro de Itaipulândia, sete de Missal, dois de Diamante do Oeste, 12 de Santa Helena, um de São José das Palmeiras, três de Ouro Verde do Oeste, um de Pato Bragado e um de Entre Rios do Oeste.

Hoje, participam do evento 31 professores, três de Mercedes, 20 de Marechal Cândido Rondon, três de Maripá, quatro de Nova Santa Rosa e um de Quatro Pontes. A última etapa será realizada nos dias 26, 27 e 28 de abril. Até o final, deverão participar do curso 318 professores, que atendem a mais de 90 mil alunos.

A primeira etapa foi realizada nos dias 23 de março e 24 março para 127 professores de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Medianeira.

Além de palestras, debates e dinâmicas de grupos, durante o curso é apresentada a peça teatral ?A Matita: Uma Aventura Orgânica?, de autoria de Sônia Davanso, doutora em meio ambiente. Também é feita a distribuição de cartilhas infantis sobre agricultura orgânica nas escolas.

Voltar ao topo